No ano de 1987, para
competir com o popular Famicom (Japão)/NES(América), a NEC lançou o PC Engine (Japão)/TurboGrafx-16
(EUA) com tecnologia de processamento gráfico de 16 bits.
PC Engine, lançado em 1987 pela NEC no Japão. |
A Sega seguiu o
exemplo da NEC e no ano de 1988 lançou o Mega Drive (Japão e resto do mundo)/Genesis
(EUA e Canadá), sendo esse o primeiro videogame verdadeiramente 16 bits, pois o
PC Engine apesar de muitos pensaram não era um video game de 16 bits, na realidade
sua CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit - responsável
pelos gráficos) é que é de 16 bits, o que proporcionava gráficos fantásticos
para a época.
Mega Drive - Primeiro video game com a tecnologia 16 bits. |
No entanto, o NES continuaria a dominar o mercado de jogos por
vários anos até que o sistema da Sega finalmente tornou-se sucesso.
Os
executivos da Nintendo relutaram inicialmente para projetar um novo sistema,
mas reconsideraram quando o hardware do NES começava a mostrar sua idade. Vendo
sua posição liderança no mercado despencar, a Nintendo foi obrigada a criar um
novo console para competir com seus rivais de 16 bits.
Mega_Drive
The Super Famicom.
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/ Super_Nintendo_Entertainment_ System
http://pt.wikipedia.org/wiki/ TurboGrafx-16
http://pt.wikipedia.org/wiki/The Super Famicom.
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